sexta-feira, 22 de abril de 2016

Projeto 'Luciana Paludo convida...' realiza 2ª Edição

Luciana Paludo convida... Douglas Jung




Dois corpos bem de longe

Dia 30/04/2016 – 18h

Início: Sala 209 / segue para o Mezanino / término: Sala 209
Usina do Gasômetro

Ingressos no local: R$ 20,00 inteira / R$ 10,00 meia [estudante, classe artística, idoso]

No dia 30 de abril, às 18h, num percurso que se estabelecerá entre a Sala 209 e o Mezanino, na Usina do Gasômetro em Porto Alegre, a bailarina Luciana Paludo convida Douglas Jung para a cena. “Dois corpos bem de longe”, o título, foi uma ideia de Douglas, numa analogia à obra “Um corpo bem de perto” (2006), de Luciana. Desta vez o que inspira o trabalho dos bailarinos é a relação dos corpos com diferentes espaços e diferentes tipos de materialidade e perspectivas. Do ato de fala à dança; dos estudos de exercícios técnicos de dança ao diálogo sobre questões estéticas, a poética está se construindo. O pensamento como matéria; a palavra impregnada de imagens e sugestões cinéticas; os jogos que se estabelecem pelo simples fato de que dois corpos, a partir de suas referências em dança, estarem dispostos a dividirem e a construírem um espaço, compreendido e simplificado pelo nome cena

O projeto estreou em 20 de março de 2016, tendo como convidado o bailarino Airton Rodrigues. E a razão deste projeto se sustenta pela intenção de colocar em jogo a pesquisa de movimento em dança de Luciana com um bailarino convidado, a cada edição. Ao longo do ano de 2016 estão previstas mais 7 apresentações. A Sala 209 tem sido o lugar de trabalho, mas, as apresentações poderão ser redimensionadas para outros espaços. É o que acontecerá em 29 de maio, quando Diego Mac divide a cena com Luciana na Casa Frasca (espaço cultural da Av. Independência, 426).  Ao final de junho, o projeto retorna à Sala 209, tendo como convidado Eduardo Severino – essa é a programação para o primeiro semestre.

            O objetivo é que em cada edição esteja em jogo diferentes linguagens autorais que, ao entrarem em relação na mesma cena, encontrem modos de se (re)significarem; justamente pelas influências que o trabalho em colaboração pode exercer na criação em dança. 

O projeto é alimentado pela pergunta-movimentoo que move meu corpo até ele chegar à cena?”. Então, os artistas inventam seus movimentos-resposta, a partir da cooperação no trabalho de criação.
  
Ao ser questionado por Luciana, em relação ao que o está movendo, motivando para este encontro dançado, Douglas mencionou: Acho que são os "[meus] assuntos da vez": o contato com o corpo e o espaço me deixam curioso. Curioso por respostas motoras ou soluções poéticas. É a curiosidade sobre esses assuntos que me motivam a ir pro estúdio, para além de querer saber "por quê" ou "o quê" me leva até o espaço de trabalho.

A metodologia de trabalho se realiza no seguinte sentido: no mês do espetáculo, os próprios artistas definem as maneiras de se encontrar para realizar a criação; isso faz parte da proposta e do projeto.

Para a edição 2016, além de o projeto contar com Diego Mac (maio) e Eduardo Severino (junho), seguirá com Elke Siedler (agosto) e Carla Vendramin (setembro). Mais dois artistas serão convidados durante o ano, para as edições de outubro e novembro.

Ficha Técnica:
Concepção coreográfica e dança: Luciana Paludo
Colaboração na criação e dança: Douglas Jung
Colaboração: Fernanda Bertoncello Boff, Karrah Luz, Kyrie Isnardi, Gabriela Paludo Sulczinski, Wagner Ferraz e Ana Carolina Klacewicz.
Montagem de luz e apoio técnico: Karrah Luz e técnicos da Usina do Gasômetro
Figurino: Laura Bauerman
Produção: Ana Paula Reis e Mimese cia de dança-coisa
Apoio: Eduardo Severino Cia de Dança / Projeto Usina das Artes / Coletivo de Dança Sala 209.

*Foto desta postagem: Fernanda Boff; edição: Gabriela Sulczinski*


Nenhum comentário:

Postar um comentário