sábado, 19 de março de 2016

Em 2016, um novo projeto: Luciana Paludo convida...

                                                      Foto: Marcelo Cabrera [na Casa Frasca]


Luciana Paludo convida...

Lançamento do Projeto na 12ª edição da Mostra Movimento e Palavra [https://www.facebook.com/MostraMovimentoEPalavra/], no dia 20/03/2016, 19h - Sala 209, Usina do Gasômetro.

Este projeto traz para a cena e busca colocar em jogo a pesquisa de movimento em dança da bailarina Luciana Paludo com um bailarino convidado, a cada edição [é uma das ações de um Projeto denominado "Pesquisa de linguagem autoral em dança"]. Ao longo do ano de 2016 estão previstas 8 apresentações na Sala 209 - e outros lugares possíveis.  O objetivo é que a cada encontro esteja em jogo diferentes linguagens autorais que, ao serem desafiadas na mesma cena, encontrem modos de se (re)significarem; justamente pelas influências que o trabalho em colaboração pode exercer na criação em dança.

De certa forma, este projeto coloca em movimento o conceito do espetáculo ‘Os humores do poeta’, idealizado e dirigido pela bailarina Luciana Paludo, entre os anos de 2005 e 2009 – e apresentado em várias cidades do Brasil, através dos Prêmios Klauss Vianna (2006) e Caravana de Circulação Nacional Dança da FUNARTE (2007); Porto Alegre em Cena (2008), Porto Verão Alegre (2008) e outras produções independentes realizadas pelo Mimese cia de dança-coisa e pelo Coletivo de Dança da Sala 209 (2009). Nesses anos foi possível contracenar com diversos artistas, tais como, Elke Siedler, Eduardo Severino, Daggi Dornelles, Mario Nascimento, Marila Velloso, Janaína Jorge (em memória), Paula Krause, Pedro Rosa Paiva, Tatiana da Rosa, Luciano Tavares, Andréia Spolaor e Letícia Guimarães.
O interessante desse sistema de trocas e trabalho é “contaminar o modo de mover”, pegar de surpresa os padrões de movimento que, facilmente, ficam “viciados” em mesmas configurações. O encontro com outros modos de mover deixa o corpo em alerta e, muitas vezes, um mesmo movimento encontra outro caminho, outro peso, outra velocidade; outras maneiras de se relacionar com o espaço.

Luciana Paludo convida... trará a cada edição, logo após ao espetáculo, um “exercício” que irá provocar os corpos e os pensamentos para a pergunta “o que move meu corpo até ele chegar à cena?”. Então, os artistas inventarão suas respostas e compartilharão isso com o público, convidando os que tiverem dispostos, a experimentar movimentos. 
Metodologia de trabalho: No mês do espetáculo, o qual pretende ser realizado no último final de semana de cada mês, os artistas definirão as maneiras de se encontrar para realizar a criação; isso faz parte da proposta e do processo.
Para a edição 2016 estão previstos encontros com os seguintes artistas:
Airton Rodrigues (Curitiba) mês de março; Douglas Jung (POA) abril; Diego Mac (POA) maio; Eduardo Severino (POA) junho; Elke Siedler (Florianópolis) agosto, Carla Vendramin (POA) setembro e mais dois artistas a serem definidos durante o ano, para as edições de outubro e novembro.


Ficha Técnica:
Concepção coreográfica e dança: Luciana Paludo, com colaboração, a cada edição, do bailarino convidado.
Criação e operação de luz: Kyrie Isnardi
Colaboração na trilha sonora e discussões: Marcelo de Andrade Pereira
Criação e colaboração no figurino: Thiago Rieth

Produção: Ana Paula Reis e Mimese cia de dança-coisa
Apoio: Eduardo Severino Cia de Dança / Projeto Usina das Artes / Coletivo de Dança Sala 209.


Programação do 1º semestre

Dia 20/03/2016, o bailarino Airton Rodrigues será o artista convidado:


Em abril, o bailarino Douglas Jung (data a definir)

Em maio, o bailarino Diego Mac (data a definir)

Em Junho, o bailarino Eduardo Severino (data a definir)


Nenhum comentário:

Postar um comentário